Como Surge Uma Tendência

Ano passado, fiz um curso de jornalismo de moda na FAAP e, em uma das aulas, tivemos a participação especial da cool hunter Gabriela Moretti com o tema "como surge uma tendência?". Confesso que nunca tinha parado para pensar nisso, e por ser algo que está bastante presente no nosso dia a dia, descobrir como tudo funciona foi bem interessante.

Bom, vamos começar falando sobre o que é uma tendência. Tendência é aquilo que leva alguém a seguir um caminho ou agir de uma certa forma. Está ligada com um comportamento duradouro, enquanto o modismo, é algo mais rápido e passageiro.
Em uma pesquisa de tendência, deve-se avaliar tudo: cenário político, mercado financeiro, mudanças de comportamento, tecnologias, formas de consumo, ecossistema e cenário legal. Com base na análise de padrões que se repetem, há adaptações para o negócio, para a marca e para o público.

Existem empresas focadas em pesquisar todas as macrotendências e os pesquisadores são chamados de "cool hunters". É necessário coletar e analisar o máximo possível de informações sobre o que está acontecendo e o que poderá acontecer no futuro. Depois essas informações serão disponibilizadas em um bureau de tendência (bureaux du style) e os lojistas se inspirarão para acompanhar o mercado. 

Classe e Ciclo de Consumidores
O consumo dos produtos é separado por classe de consumidores. Primeiro tem os Innovators, aqueles que correm risco (até mesmo financeiro) por ter o desejo de usar algo pela primeira vez mesmo que com falha e já sabe da existência do produto antes mesmo dele existir. Os Early Adopters são os primeiros a adotarem tal produto ou tecnologia. Já os Early Majority são mais conservadores, não estão dispostos a riscos e só vão adotar a tecnologia quando ela estiver estabilizada. Também precisam da influência dos early adopters e geralmente são os que compram quando está na moda. Em seguida temos os Late Majority que é o grupo que compra o produto quando ele já está bem difundido e com os preços baixos. Por fim, os Laggards são aqueles que não buscam por novidades, são contentes com o que já possuem e são os últimos a comprarem tal produto. 

Algumas trendsetters (ditadores de tendência) para acompanhar: Anna Dello Russo, Christine Centenera, Miroslava Duma, Giovanna Battaglia, Candela Novembre.

Algumas das tendências no comportamento do consumidor, segundo o Sebrae e a Revista Catarina: comprar por impulso, democratização do consumo, busca por artigos de luxo, consciência ambiental social, tropicalismo étnico e de volta para o natural e handmade. 

Você pode pesquisar as tendências nesses sites: Trend HunterWGSNThe Cool HunterUse Fashion e Trend Watching.

Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © O MUNDO DE VITÓRIA. Designed by OddThemes