Como não falei nada antes (me desculpem! de verdade!) e já estou morando aqui em Sydney há 1 mês e 2 semanas, vou começar do início dando informações básicas.

Desde que tinha 12 anos meu sonho sempre foi morar fora do Brasil e conhecer novas culturas, novos costumes, novas pessoas. Lembro que não tinha um dia em que não assista aos vídeos de diário de intercâmbio no youtube. Amo demais esses vídeos e posso dizer que sempre deu o sentimento de "borboletas na barriga" por acompanhar a nova rotina de pessoas que nem conhecia. Meu sonho sempre foi fazer "high school" fora mas tenho certeza que estou na melhor época para ter viajado. Na verdade nunca acreditei que teria a oportunidade de fazer intercâmbio porque sempre foi fora do orçamento da minha família e uma coisa que eu nunca acreditei mas passei a acreditar: tudo acontece na hora certa, não tenha pressa.
Finalmente com 19 anos meu sonho se realizou. Não poderia estar mais feliz em toda minha vida...
Como começar a procurar por um intercâmbio?
Inicialmente fui em todas as agências possíveis pedindo cotações de todas as opções de países e cursos e ao longo disso, apresentava para meus pais. Eles realmente viram que eu estava interessadíssima e super séria em relação a isso e aos poucos as coisas foram acontecendo. No final, a agência que mais me deu suporte foi a West1! Meu amigo que me indicou essa agência - foi por essa que ele foi quando fez intercâmbio para Gold Coast - e quando marquei reunião na agência me senti super a vontade para conversar e tirar TODAS as minhas dúvidas com a galera (meu consultor foi o Igor). Além disso essa agência tem sede por toda a Austrália + várias palestras de como arrumar trabalho, como se virar no país e tudo mais.
Por que escolhi a Austrália e Sydney?
Bom, serei direta e sincera nessa resposta. A menos que você tenha muito dinheiro, é impossível morar em outro país sem trabalhar. Os únicos países que concedem o visto de estudo + trabalho são Austrália e Irlanda. Pensei muito em ir para Irlanda, mas decisivamente o que me motivou a escolher a Austrália foi o estilo de vida que eles levam aqui (sol, praia, trabalho até as 5 da tarde, surf, bohemia etc). Sem contar que a cotação do Euro é muito alta em relação ao dólar australiano. Não poderia ter escolhido um lugar melhor: aqui é sensacional me sinto em casa!
Escolhi Sydney pelo fato de ser super parecido com São Paulo. Amo cidade grande, com mil oportunidades e o melhor de tudo: em poucos minutos estou na praia. Confesso que gostaria de estar vivendo uma vida total diferente em Gold Coast - uma cidade toda do surf - mas não arrependo da minha escola. Recomendo vocês pesquisarem muito sobre a cidade que vocês vão e os preços mudam muito de cidade para cidade.

Qual curso escolhi + Duração
Eu fiz Cultura Inglesa dos 8 anos até os 15 e parei no nível MAC2, que seria considerado como avançado. Meu plano inicial era vir direto para um curso incrível de Fashion Business (com a duração de 1-2 anos) que achei na internet mas fiquei com receio que achar que sabia falar inglês e quando chegasse ficar perdida. Como já tinha conhecimento da língua inglesa decidi que não iria estudar mais do que 3 meses inglês porque com o convívio e tudo mais você acaba pegando a fluência rapidinho. Minha agência cotou 3 escolas de General English e acabei optando pela Langports. No meu primeiro dia de aula tive uma prova incluindo gramática + escrita + listening e o nível que me enquadrei foi pro curso de Cambridge Flexi - que no caso é o mesmo preço que paguei o General English. Após esse curso, pretendo extender meu visto para fazer o Fashion Business - e dessa vez com o inglês afiado.
Aliás, o inglês australiano é muito diferente e difícil de entender!!!!!
Aliás, o inglês australiano é muito diferente e difícil de entender!!!!!
Primeiros passos para viajar + Visto
Antes de começar a aplicação do visto, o primeiro passo é o curso que você deseja cursar país. Só depois disso que começa toda a papelada e documentação para fazer o visto. Uma coisa que poucas pessoas falam mas para tirar o visto de estudante para a Austrália a embaixada pode ou não pedir uma comprovação de renda. Ou seja, você tem que ter disponível em sua conta bancária (pode ser dos seus pais) $1,652 por cada mês em que você vai morar lá - logo se você pretende ficar 6 meses = $1652x6. Logo, é bom se planejar! Isso foi algo que só soube meio de última hora e tive que encontrar meios para comprovar isso. Você também tem que escrever uma carta de intenção dizendo o por quê de você estar indo para a Austrália e por quê você voltaria para o Brasil.
No meu caso eu apliquei pro visto dia 28/01.Depois de passar todos os dias da minha vida abrindo meu e-mail a cada 30 minutos para ver se foi aprovado ou não e dia 23/02 recebi uma ligação dizendo que meu visto tinha sido aprovado!!! Nunca fiquei tão feliz.
O visto de estudante tem a duração do seu curso + 30 dias de férias e dá direito a trabalhar 20 horas semanais.

Acomodação
Como nunca tive a experiência de viajar sozinha optei pela minha segurança e comodidade: meu primeiro mês foi em homestay (casa de família). Quando você opta pela casa de família, você só encontra a sua família depois que seu visto saí. Foi tudo muito corrido porque só paguei pela minha acomodação no dia 03/03 aí foi final de semana (que a agência não funciona) e dia 08/03 já estava embarcando. Eu recebi a minha família (descrição + endereço) 6 horas antes de eu embarcar. Desespero? Um pouco, então recomendo vocês organizarem as coisas com um pouco mais de antecedência...
Minha opinião sincera: é muito fácil e barato arrumar acomodação pelos grupos do facebook porém é mais seguro e cômodo ficar em casa de família (muito mais caro porém as refeições estão inclusas). Um mês em casa de família é mais do que necessário. Acontece que quando chegamos em um novo país não temos noção dos bairros nem nada então ficamos bem perdidos sabe? A minha casa de família ficava há 40 minutos da cidade (o centro de Sydney) e no caso eles não eram australianos nem falavam inglês direito, mas contarei disso em outro post ok?
Em média um quarto shared (dividir quarto) custa de $170 a $250 por semana, já um quarto single (individual) vai de $230 até $380 também por semana - e tudo isso depende do bairro em que você mora: quanto mais perto da city mais caro.
Bom esse foi o primeiro post sobre o meu intercâmbio! Vou tentar bombardear meu blog de conteúdos a todo momento afinal, já estou aqui há um tempinho e não tinha postado nada ainda - desculpas a parte mas desde que eu cheguei ter internet foi um problema, na hostfamily não tinha por exemplo. Qualquer dúvida deixe aqui nos comentários e fiquem de olho no canal do Youtube!
Oi, Vitoria. Td bem?
ResponderExcluirEstou indo pra Sydney no começo de junho e queria algumas dicas como:
o que é essencial eu levar daqui do Brasil?
Não sei se vc ja ta procurando emprego ou se já esta trabalhando, mas queria de dicas de como achar um trabalho, como fazer um curriculo, onde procurar?
e lugares legais de ir, como bares, museus, praias...
Beijos e escreva mais sobre sua experiência.