O Que Fazer Quando Chegar em Sydney

Queen Victoria Building - caí por acaso nesse shopping durante meu primeiro dia sozinha andando de trem em Sydney! Nunca imaginei que esse ponto turístico tivesse uma estação de trem dentro, fiquei perdidinha haha O QVB foi construído em 1898 e já passou por diversas reformas, hoje mantém o estilo romanesco. É um lugar caro para fazer compras reunindo diversas lojas chiques mas você encontra várias cafeterias e restaurantes também. Amo demais a arquitetura do QVB e vira e mexe entro lá só para admirar esse lugarzinho especial.

- Ter o adaptador de tomadas universal
A entrada de tomada da Austrália é totalmente diferente com a do Brasil. Eu comprei a minha numa loja chamada Multi Coisas e paguei em torno de R$20. No aeroporto a mais barata que vi foi uns $50! Por experiência própria acredito que seja fundamental pelo menos chegar com um adaptador de tomada (depois você pode comprar nas lojas da Austrália).

- Comprar um chip de celular
Chegando no aeroporto de Sydney, você vai ver alguns stands de operadoras de telefone. Vale a pena dar uma olhada em cada um dos stands! Quando cheguei comprei o da operadora Optus ($40 por 8gb de internet) e assim que acabou meus créditos vi que compensava mais ter o chip da Vodafone ($50 11gb de internet), logo troquei! No início da viagem a gente usa muita internet com mapas, FaceTime, etc então acho que, sem dúvida nenhuma, vale a pena investir nisso.


- Ter combinado um transfer ou chamar um taxi

Aqui na Austrália, existem vários brasileiros que fazer o trabalho de transfer! Vocês combinam um valor e ele te busca no aeroporto e te deixa em seu destino. Procure no facebook por "Brasileiros na Austrália, Brasileiros em Sydney" e faça um post perguntando sobre transfer.
Eu tentei chamar Uber 2 vezes, todas elas falharam e tive que pagar $10 por cada viagem cancelada! Ficou como crédito para uma próxima viagem... A questão é que pelo o que eu entendi o Uber não pode entrar na area do aeroporto, por isso, as viagens não deram certo. No fim peguei um taxi que deu $42 até a casa da minha hostfamily.

- Comprar o Opal Card
O transporte público daqui de Sydney só funciona com o Opal Card - similar ao Bilhete Único. Algumas estações de trem não possuem catracas na entrada, outras possuem. Já os ônibus não tem catracas. O importante é sempre passar o cartão na máquina tanto na entrada (tap on) quanto na saída (tap off) - as vezes passam fiscais conferindo os cartões de cada passageiro e se você "esqueceu o cartão ou esqueceu de dar tap on" você paga uma multa de $300! A tarifa dele é cobrada dependendo da distância e do horário que você embarca (veja aqui a tabela de preços ) - após 8 corridas na semana você ganha um desconto.

- Tirar o ID Australiano "Proof of Age Card"
Andar com o passaporte é um perigo e aqui na Austrália, independente de quantos anos você aparenta ter eles pedirão ID para tudo. Imagina a dor de cabeça que será perder o passaporte, fora o valor que você terá de pagar. Custa $52 e é válida por 5 anos - confira aqui mais informações sobre esse cartão.

- Abrir a conta no banco Commonwealth
Abrir uma conta aqui na Austrália tem suas vantagens: o câmbio sai muito mais em conta! Usando o TransferWise, você consegue uma cotação muito mais barata sem a taxa de IOF. Mas tenha sempre como segunda opção um cartão internacional Pré-Pago, eu utilizo da Confidence Câmbios - que tem várias agências por São Paulo.

Beijos, vi!

Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © O MUNDO DE VITÓRIA. Designed by OddThemes